Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Educação Integral do campo

Com o desafio de construir uma proposta sobre a garantia da oferta de educação integral segundo o modo de viver, pensar e produzir das populações identificadas com o campo (agricultores, criadores, extrativistas, pescadores, ribeirinhos, caiçaras, quilombolas, seringueiros, e outros), este Colóquio contou com o texto de referência, em versão preliminar desta temática. Importante destacar que a educação integral do campo requer um modelo específico para educação integral e ampliação da jornada. Não se trata de uma adesão ao Programa Mais Educação, para efeito de participar do financiamento.

Programa Mais Educação e Ensino Médio

Resultados preliminares do colóquio compartilham reflexões do debate em curso, desde reunião que aconteceu nos dias 03 e 04 de março de 2010. Trata-se de um debate que procura a convergência dos diferentes projetos, ações e temas para o ensino médio, com a seguinte configuração:
a) ensino médio integrado à educação profissional;
b) ensino médio associado ao trabalho, cultura, ciência e tecnologia;
c) ensino médio e educação integral associados aos diferentes espaços e tempos;
d) ensino médio e currículo na perspectiva do desenvolvimento humano;

Desse conjunto de convergências emergem um conjunto de problemas que foram levantados pelos participantes. O relatório socializa quatorze questionamentos.

O Colóquio também faz proposições.

É o que podemos antecipar, antes da publicação dos anais.

Relatores dos Grupos de Trabalhos e Colóquios se encontram em Brasília

Os quinze relatores do Seminário Nacional de Educação Integral e III Encontro Nacional dos Coordenadores do Programa Mais Educação (18 a 21 de maio) se re-encontrarão em Brasília, em data a ser definida, para finzalizar a síntese dos trabalhos para composição dos anais do evento.